segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Material colido 1

Exame Toxicológico


Utilizado para a identificação e a análise química de drogas em material apreendido e em amostras biológicas tais como sangue e urina.

A lei brasileira sobre drogas prevê a testagem para definir a natureza e a quantidade de material apreendido por autoridade policial. Assim, para que um determinado ato possa ser tipificado como um crime relacionado a drogas, o exame toxicológico é instrumento indispensável para apurar a identidade do material.

O exame em amostras biológicas refere-se ao procedimento para verificar a presença de drogas no organismo. Analise toxicológica para verificação do consumo de drogas, análise toxicológica para verificação de exposição a drogas de abuso, análise toxicológica de drogas de abuso, análise para detecção de substâncias psicoativas, exame para detecção de uso de drogas, exame toxicológico e exame antidoping são algumas denominações encontradas para se referir a este procedimento.

Os materiais biológicos mais frequentemente utilizados são a urina, o sangue e o cabelo. Na urina, o período de detecção varia de dias até semanas após o consumo. O sangue possui baixos níveis de concentração da droga e o período de detecção é de algumas horas após o consumo. Em relação ao cabelo, dependendo do tamanho dos fios, o período de detecção pode variar de semanas até meses.

O tempo de detecção de uma droga depende do tipo da substância, de sua pureza, de sua absorção, metabolização e eliminação, da quantidade consumida, do tempo e frequência de uso, da amostra biológica utilizada, das características do usuário entre outros fatores. Características individuais como sexo, idade, altura, peso e condições de saúde podem diminuir ou acelerar o processo de eliminação.

Os exames disponíveis são capazes de detectar a presença de determinadas substâncias no organismo de uma pessoa que as tenha consumido, dentro de um determinado prazo de tempo. No entanto, não conseguem evidenciar a existência de uma dependência.


Fonte: Silveira DX, Pollo-Araujo MA. Testagem de drogas. In: Moreira FG, Niel M, Silveira DX. São Paulo: Editora Atheneu, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário